SGP - Sistema de Gestão Pedagógica

ANOTAÇÕES SOBRE O SGP feitas nas reuniões em 17 e 18/02/2014:



- O SGP (Sistema de Gestão Pedagógica) está amparado na Portaria nº 6448, 14/11/13 que, por sua vez, está amparada em outras Portarias e Decretos.

- O SGP cuidará da parte informatizada de: diários, boletins etc. Assim, os pais ou responsáveis, terão acesso a esse sistema, por meio de um login e uma senha, acessando: 


Por hora, EJA não trabalhará com este sistema.

- Os responsáveis por solucionar problemas nas UE’s serão: Humberto (para problemas relacionados à parte informática) e Márcia Mendes (para problemas relacionados à parte pedagógica).

- Toda UE elegerá o administrador que será o responsável por ligar, carregar, controlar o uso dos tablets, bem como, solucionar dúvidas de seus usuários.

- Os professores deverão cumprir os prazos do calendário (para os quatro bimestres) rigorosamente, para a digitação de notas e médias. Exceções são para casos extremos como: problemas de saúde e, ainda assim, somente para aquele professor acometido de enfermidade.

- Primeiro acesso: h-sgp.sme.prefeitura.sp.gov.br
Iniciando-se com o “h-“ pode-se acessar o sistema para fins de teste, proporcionar alterações, sem  contudo, poder salvá-las. Sem o “h-”, pode-se acessar o sistema, lançar informações, editá-las e salvá-las, ou seja, pode-se trabalhar em ambiente real.

- Até o dia 08/04/2014 o sistema deverá ter sido todo alimentado para que os pais tenham acesso ao Boletim. O professor pode continuar usando o Diário de papel (oficioso) apenas para orientar-se ou facilitar o seu trabalho. Mas não terá mais o mesmo valor. Quanto à frequências e notas anteriores a essa data, devem fazer registro, pois o sistema aceita lançamento retroativo. Porém, neste caso, a data para se iniciar o registro, sempre será da atual para as subsequente.

- É ideal que todos imprimam o Diário de Classe porque se o sistema travar no período de digitação de médias e frequências, poderão, registrar no papel e entregar às coordenadoras ( Basta selecionarem os campos dentro do item “Listão”: “DC Avaliação” e “DC Freqüência”). Este é o chamado “Plano B”.

- O “Calendário Escolar” é onde se registra os eventos da escola. Só o administrador poderá alterar a data final em caso de extrema necessidade. A data inicial não poderá ser alterada.

- O Sistema conduz informações para o EOL e vice-versa: há um cruzamento de informações. Por ex: quando um aluno se transfere, a secretaria lança esta informação no EOL que, automaticamente, informa o sistema.

- SGP Web “puxa” informações do EOL e o SGP Tablet “puxa” informações do Sistema. No caso do primeiro, pode ser acessado em qualquer lugar. No caso do segundo, apenas na escola (Diário de Classe). Portanto, não adianta querer levar o tablet para usá-lo em outro lugar que, fora da escola, ele não funcionará. Ele está sincronizado (programado) para ser usado na UE a que pertence. Estando noutra UE, ainda que o professor também tenha aulas atribuídas lá, não poderá usá-lo para registrar ou alterar informações nessa outra UE, nem tampouco, da UE em que estiver.

- Atualmente, somente professores podem acessar o sistema, mas, logo chegará a vez dos coordenadores.

- Só se pode alterar login e senha daqui a um tempo. Portanto, NÃO DEIXEM NINGUÉM SABER SEU RF, POIS SE UM ALUNO SOUBER, PODERÁ ACESSAR E INSERIR OU MODIFICAR INFORMAÇÕES. O login é seu RF e a senha são os quatro últimos dígitos do RF. TOMAR CUIDADO TAMBÉM, PARA NÃO DEIXAR O LOGIN E SENHA SALVOS NO PC DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.

- No campo “Diagnóstico Inicial”, pode-se acessar a Avaliação (informação anual).

- O campo “efetivado” serve para o professor selecioná-lo (clicar sobre ele) para depois, caso tenha que acessar novamente  o local visitado, que “passou por ali” e registrou/editou alguma informação. Ele não modifica em nada o sistema e serve como mero apoio (lembrete/aviso) aos professores.

- Pode se lançar informações de todos os bimestres, mas o ideal é que se lance um de cada vez.

- O campo “Aluno Dispensado” não é aquele que, por exemplo, trouxe atestado médico para não ficar com falta, mas o que está dispensado de cursar determinada disciplina por algum motivo, por exemplo, EJA não cursa Ed. Física.

- Quanto ao registro de chamada, o professor marcará apenas as ausências, ou seja, selecionará as faltas do dia. 

- No campo “Atividade Avaliativa” o professor poderá registrar atividades rápidas como chamadas orais, trabalhos em grupo dentro da sala etc. sem, necessidade de “mexer” (acrescentá-las) no Plano de Aula Bimestral ou Anual.

- No campo “Planejamento” – “Registro do acompanhamento do processo educativo” o professor registrará o “pós-venda”, ou seja, se obteve êxito ou não em seu desempenho, bem como, o que faltou para alcançá-lo.

- Professor módulo também deve lançar informações no diário, enquanto “substituto”. Há o campo específico: “Aula em substituição”.

- “Atividade avaliativa/extraordinária” gera um valor que, por sua vez, resultará numa média para ser usada na reunião do Conselho Final. Ela será sempre entre “zero e dez”. O professor pode selecionar o campo que fará o cálculo por ele e a média que resultar, o professor pode alterá-la para uma que achar conveniente tendo em vista o progresso de cada aluno. Essa informação não fica disponibilizada aos pais. Quanto à “atividade extraordinária” deve ser usada para registrar notas de alunos que não puderam participar da “atividade avaliativa”. Por exemplo: foi feita uma chamada oral e o Pedrinho faltou. Na aula seguinte, pode-se fazer a chamada oral com ele e registrar sua nota, no campo “atividade extraordinária”. Ou, por exemplo, quando ficou faltando apenas dois grupos para apresentarem seus seminários: poderá ser registrado suas notas, na aula seguinte, após suas apresentações.

- No campo “Anotações” registram-se ocorrências negativas e positivas gerais ou individuais. Essas informações não irão para o EOL ou para qualquer outro lugar. É para mera informação e controle do professor. No entanto, não é por isso que não deve haver cautela com o que se deve registrar...

- No campo “Excluir aulas”, o professor irá excluir quando não conseguir dar a sua aula. Por exemplo: em caso de greves. Mas poderá, gerar outras (reposição). Se lançou uma aula, mas não pôde comparecer, o módulo deverá lançar a aula que deu no campo “substituição” e, se caso o professor regente/titular, não excluir a aula que havia programado e que não pôde dar, o sistema ficará lhe avisando que tem aula para ser excluída.

- Só se consegue inserir uma aula se excluir outra para que se dê a carga horária exata mensal a que se tem direito a lecionar, seja de reposição ou não.

- No campo “Listão” pode-se corrigir notas, somá-las ou, ainda, calcular médias aritméticas. Mas a média obtida pode ser alterada pelo professor da forma como achar conveniente e oportuno... Lembrando que até o 3º ano (Ciclo I) trabalha-se com “conceitos”.

- Em “Anotações”, dentro do campo “Aluno”, posso ver todas as observações/anotações que fiz sobre o aluno. Não é anotação de Boletim. Este está em “Fechamento”.

- Pelo “Listão” ou “Compensação de ausência” (no rodapé), posso registrar compensações para alunos.

- Se vc já gerou uma compensação para um certo aluno, vc pode incluir outro(s) aluno(s) nesta mesma compensação.

- O Sistema mostra quantas ausências há e, portanto, o professor, notando isso, pode indicar a compensação a ser realizada. Daí, então, abaixo do nome do aluno (que pesquiso), aparecerá “[+1]”, indicando assim, que há mais um aluno na mesma compensação.

- No “Fechamento” (da Regência: notas / das Disciplinas: freqüência) vemos a %, isto é, só visualizamos o que foi registrado no outro campo, pois aqui, não se admite alterações.

- As compensações devem ser feitas dentro do bimestre em que teve ausência. Se, por exemplo, você está no 4º Bimestre, mas tem que criar compensação no 2º Bimestre, terá que entrar no 2º Bimestre para compensar a falta correspondente a ele, ainda que o Boletim já tenha sido emitido/gerado, pois os pais já sabem que o Boletim é passível de mudanças (faltas, por exemplo).
Para poder compensar, não se amplia a quantidade de dias do calendário, apenas acrescenta-se um evento dentro do calendário.
* Compensações são registros dados pela falta de professor, pois o aluno sempre tem aula (módulo, coordenação e assistente). Portanto, estamos falando do caso de greve, por exemplo.
- No ícone “Conselho de Classe” é o que será registrado no Boletim do aluno.
- No ícone “Fechamento” não se altera a nota (média) dada, mas há um campo para alterar após o Conselho de Classe.

* Toda informação registrada por professor sobre aluno tem que ter cautela para não gerar problemas com a comunidade, já que os pais terão acesso. Nos campos em que os pais não terão acesso, a SME terá, inclusive o prefeito. E ainda, tomar cuidado também com erros de ortografia.

* Na reunião de Conselho de Classe, uma pessoa ficará sendo a responsável para preencher o campo “Conselho de Classe”. Geralmente é o representante da sala. Pode ser assistido pelo coordenador que irá analisar os registros. Isto porque, todos os professores têm acesso ao campo, mas o ideal é eleger um que cuidará do registro para se diminuir os problemas com essa questão.

- Quem registra o quê:

1) Professor de inglês faz tudo, menos lançar freqüência (até o 5º ano). Após o 6º ano faz tudo, incluindo a frequência;
2) Plano de aula e anotações todos os professores registram;
3) Regente e especialista registram tudo;
4) Substituto só não faz planejamento e fechamento, mas faz o resto, incluindo plano de aula
5) POIE e prof. de sala de leitura só não lançam notas, mas fazem todo o resto;
6) Docência compartilhada e professores de projetos (TCA, por ex.): não lançam frequência, nem nota e nem fazem fechamento. Talvez, farão o planejamento anual (isso ainda está sendo discutido em SME).

- Dados do aluno são todos importados do EOL com exceção da ficha médica (que pode ser alterada a qualquer momento).

- “Atribuição de docência”: o módulo registra depois de dar aula (quando tem tempo). Atenção, módulo! Selecionar professor correto (o que se está substituindo) na hora de registrar sua aula. Ideal fazer uma anotação das aulas que deu (controle próprio). Aqui é fundamental haver uma comunicação com o ATE (que cuida de planilha) porque o substituto de um professor que não pode receber falta, não poderá registrar a aula que substituiu.

- “Atribuição de Projetos”: campo destinado ao professor de projeto.

SOBRE O TABLET:

1) Só funciona naquela UE (está sincronizado). Não pode ser levado pra casa ou pra outra UE, pois não funcionará. Os dados do tablet sempre estarão sobrepostos à web (sincronizado -> salvo). TOMAR CUIDADO COM ISSO;
2) ANTES DE USAR O TABLET -> NECESSÁRIO SINCRONIZÁ-LO (para não perder informações/salvar o que se registrou antes);
3) Usar o tablet na vertical pois na horizontal perde-se informações e
4) Não precisa ficar clicando em “salvar” toda hora (na tela): o que se mexe/insere/altera já se salva automaticamente.

SINCRONIZAÇÃO:

- Ao pegar o tablet, sincronize-o antes de salvar qualquer coisa: tudo o que vc registrou em casa (web), ainda que tenha sido salvo lá, ao registrar informações no tablet, você tem que “avisar ao tablet” que tinha registrado informações em casa (ou noutro lugar) e que precisa salvá-las. Esse processo é a sincronização. A partir daí, você poderá mexer no tablet, tranquilamente. Tudo isso acontece porque as informações do tablet sobrepõe as informações da web. Se não fizer isso, perderá todas as informações alimentadas em casa, no fim de semana, por exemplo. E então, fatalmente, o último registro que terá, será aquele feito na última vez em que mexeu no tablet.



- Esta seta serve para expandir os ícones. Encontra-se no canto superior à esquerda. Nela você seleciona “Configurações da escola” -> “Atualizações dos professores” -> “Atualização de turmas” (importam dados da web para o tablet). Se for “Sincronização de pacotes” é o contrário: importa dados do tablet para a web.

- Um professor pode inserir outro professor com seu o RF + “ok” para que este possa ajudá-lo a sincronizar. Para tanto, este professor já tem que estar cadastrado no EOL.

- “Atualização de turmas” (tudo o que tem na web estará aqui). Quando se atualiza no tablet você envia as alterações/informações para a web ou você pode selecionar a “Sincronização de pacotes” para este fim.

- Círculo vermelho indica que há erro que o professor tem que corrigir. Ele se apresenta no canto superior. Há outros sinais (círculos de outras cores) e cada um tem uma legenda específica.

- “Diário de Classe” -> “Planejamento”:

1) Não se consegue criar um bloco de aulas no Bimestre, só na semana (no tablet) e
2) Não se cria data de aula superior ao do dia atual.

- Dá para saber qual aluno ficou com anotação na aula porque o bonequinho, para ele, se apresentará com outra cor.

- O professor pode inserir ou alterar foto do aluno pelo tablet. Os pcs só fazem isso se tiverem “webcam”. Uma foto de aluno, tirada por um professor altera a tirada, anteriormente, por outro professor. Não se pode excluir foto, apenas alterá-la. Assim, o ideal é o professor coordenador ficar responsável pelas fotos dos alunos da turma.

- Dica sobre o “Plano de aula”: não criar no tablet, apenas consultar nele, por uma questão de tempo.

- O Campo “Biblioteca” é um arquivo particular do professor. Funciona como um “pen drive particular”, um arquivo pessoal. Ele pode salvar nesta pasta, as informações que lhe interessarem, pois, ao conectar o tablet a um PC, poderá passar as informações arquivadas neste campo para ele. E, ainda, ao acessar outro tablet em outra UE, poderá acessar o arquivo salvo nesta pasta (ainda que de outra UE).

- Ao desligar o tablet, o sinal que tem que lhe aparecer é este:


Três círculos laranja. Significa que não tem mais nada para ser salvo. Se tiver algo a ser salvo e você não salvar, as informações não serão importadas para a web e, se acessar o sistema em casa ou noutro lugar, não terá nada do que atualizou na escola.

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- Há muitas questões/dúvidas que ainda estão sendo “estudadas” pela SME como, por exemplo, se a frequência das turmas serão as mesmas usadas para o “Leite”, já que as informações são transportadas para o EOL.

- Quem tiver dúvidas, pode enviá-las para este e-mail. Às que não pudermos responder, enviaremos aos responsáveis na DRE. Sugestões também são bem-vindas.


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"Mudar é difícil, mas é possível".
Paulo Freire.

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